Fatec Senai mantém selo de Instituição Socialmente Responsável pelo sexto ano consecutivo
terça-feira, 28 de novembro de 2023
A Faculdade de Tecnologia do Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT) pelo sexto ano consecutivo assegurou o selo de Instituição Socialmente Responsável por meio da 19ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior Particular (ABMES). A certificação tem objetivo de evidenciar as instituições que promovem ações com foco no desenvolvimento sustentável da comunidade.
O reconhecimento deste ano veio com o Projeto Mulher, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ofertou cursos gratuitos de qualificação profissional na área de Gestão Empresarial com ênfase em empreendedorismo e educação financeira. A iniciativa formou 50 mulheres na baixada cuiabana
A Campanha da Responsabilidade Social visa concentrar em um único momento, por todo país, uma mostra das atividades desenvolvidas pelas IES com a comunidade ao longo do ano, proporcionando mais visibilidade e força aos atos realizados. O Selo pode ser estampado em publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação.
“É com muita satisfação que a Fatec é reconhecida em mais uma edição dessa campanha. O fato evidencia nossa vocação de apoiar ações socialmente responsáveis. Neste ano, especificamente, o treinamento para as mulheres em situação de vulnerabilidade veio ao encontro de um tema muito caro à sociedade e que oportuniza a realização de sonhos, além de oferecer condições de haver grande transformações de vida para as pessoas atendidas”, afirma o diretor da Fatec Senai MT, Valdir Souza Jr.
O projeto desenvolvido entre a Fatec Senai e a OIT teve todos os conteúdos aliados à promoção do trabalho decente e igualdade de gênero, dialogando diretamente aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades sociais.
Projeto Mulher
As participantes foram mulheres em situação de vulnerabilidade selecionadas a partir dos seguintes critérios: precisavam estar desempregadas, ter renda inferior a três salários-mínimos e ter filhos. Os itens convergem com o objetivo do projeto que é reduzir a violência contra a mulher e implementar a geração de renda e a independência financeira do grupo.
Além do conteúdo técnico programado, as mulheres participantes receberam sessões de mentoria de desenvolvimento pessoal para trabalharem a inteligência emocional para superar desafios.
Confira aqui como foi o projeto.
Texto: Amanda Simeone