A Fatec Senai MT utiliza a Metodologia Senai de Educação Profissional, que tem como foco o desenvolvimento de competências, para que os estudantes se tornem capazes de somar conhecimentos e habilidades para desempenhar funções com qualidade. A metodologia Senai possui três pilares baseados em princípios como interdisciplinaridade, contextualização e integração de teoria e prática.
Desenho curricular do curso
O desenho curricular dos cursos atende aos princípios do trabalho, com a finalidade educativa de atender à matriz curricular estruturada em Unidades Curriculares, levando em conta as habilidades e competências que o futuro profissional deve possuir para um desempenho satisfatório no mundo do trabalho.
O currículo dos cursos desenvolve também a articulação dinâmica entre trabalho/ensino, prática/teoria, ensino/pesquisa e ensino/extensão, fortalecendo as relações entre trabalho e ensino. Nesse sentido, são sugeridas algumas práticas pedagógicas para a condução das Unidades Curriculares, visando estabelecer as dimensões investigativas e interativas como princípios formativos, bem como a aproximação da teoria com a realidade profissional.
Ações de ensino
Apoio à iniciação científica, a fim de despertar o interesse pela pesquisa e instigar os estudantes na busca de novos conhecimentos.
Exposição dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos estudantes, incentivando a participação na Jornada Acadêmica e no Simpósio de Iniciação Científica e Inovação.
Aulas práticas nos laboratórios, unindo teoria e prática.
Abordagem de temas transversais que contemplem assuntos específicos da Unidade Curricular de Ética e Responsabilidade Socioambiental, que compõe as matrizes curriculares dos cursos e são importantes para a formação pessoal e profissional.
Apoio ao trabalho acadêmico e a práticas interdisciplinares, por meio do projeto integrador, englobando as diferentes áreas da indústria.
Participação das atividades promovidas pelo Núcleo Acadêmico, como organização da Jornada Acadêmica, relacionamento direto, por meio do ensino e da extensão, com a comunidade local e regional, visando a formação de profissionais críticos e conscientes da realidade que os cerca, bem como contribuindo para o desenvolvimento local por meio da difusão do conhecimento e das tecnologias.
Ações metodológicas e Educação Inclusiva
As ações metodológicas nos cursos, com vistas à educação inclusiva, estão pautadas na adaptação curricular, com o intuito de garantir o processo de aprendizagem, aceleração e suplementação de estudos para os estudantes. Com isso, são utilizados meios como atividades de monitoria e grupos de estudo, oportunizando aos estudantes a relação interpessoal e o respeito às diferenças, de modo que todos possam aprender e se desenvolver com reciprocidade.