Graduandos da Fatec Senai almejam futuro em carreiras da área de tecnologia

terça-feira, 20 de agosto de 2024

.
A diretora da Fatec Senai, Ana Cristina Caldart
(à direita)

O mercado da tecnologia tem se tornado atrativo aos olhos dos profissionais que estão entrando para o mercado de trabalho. É o caso da recém-formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lyssa Utida, que migrou da carreira de biotecnologia para atuar dentro da nova profissão, mais precisamente como desenvolvedora de software.

Lyssa é um dos 58 alunos que se formaram pela Fatec Senai e estiveram presentes na colação de grau, realizada na noite desta segunda-feira (19.08), no Centro de Eventos da instituição. Entre os cursos dos formandos, destaque para Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Defesa Cibernética e Redes de Computadores, três áreas do conhecimento voltadas à tecnologia.

“Eu comecei a estagiar na área, como desenvolvedora de software, já no primeiro semestre de curso e depois consegui ser efetivada. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas te dá várias possibilidades de atuação e de desenvolvimento de habilidades”, disse Lyssa.

.
Recém-formada em Análise e Desenvolvimento de
Sistemas, Lyssa Utida

O professor dos cursos de Agrocomputação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eder Reverdito, explicou que o mercado de tecnologia trouxe novas possibilidades, em especial depois da pandemia. Uma delas é o trabalho remoto, o que possibilita que os profissionais possam trabalhar para qualquer empresa do mundo.

“Uma pessoa que morava em Cuiabá e queria uma formação muito específica, tinha que procurar os grandes centros, como São Paulo ou o Rio de Janeiro. Hoje ela não precisa mais, ela aprende daqui. E uma evidência disso são os alunos da Fatec. Eu acabei de contratar para trabalhar na minha empresa de desenvolvimento de software, gerenciando projetos de tecnologia, uma aluna do 3º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, aqui da Fatec”, contou o professor

Além da possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo remotamente, na modalidade home office e a demanda crescente por estes profissionais tanto no serviço público, quanto em empresas privadas, a área de tecnologia também traz um mercado atrativo quando o assunto é salário, podendo variar de acordo com a área.

“Um ponto chamativo, principalmente para o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é que se paga bem. O profissional analista de TI, gerente de TI, gestor de Tecnologia tem uma remuneração alta. Tanto que temos dificuldade muitas vezes de recrutar profissionais dessa área para a docência, porque são disputados e valorizados financeiramente no mercado”, explicou o coordenador do eixo de Tecnologia da Informação da Fatec Senai, mestre em Ciência da Computação, Fabiano Pontes.

.
A colação de grau reuniu 58 formandos de sete cursos

Ricardo Soares também é um dos formandos da Fatec Senai, do curso de Redes de Computadores. Ele conta que já nos primeiros meses de curso, conseguiu um estágio e atualmente trabalha com tecnologia da informação como colaborador efetivo.

“O mercado de trabalho está em expansão e a tecnologia não volta mais atrás, daqui para frente a tendência é a evolução. E as telecomunicações, as redes de computadores são áreas muito boas, de constante expansão. Já nos primeiros meses de curso eu comecei a estagiar e hoje já trabalho na área de tecnologia da informação”, disse Ricardo.

Outros cursos

Além dos cursos voltados ao eixo de tecnologia, a Fatec Senai também formou nesta segunda-feira profissionais dos cursos de Automação Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística. Conheça as formações oferecidas pela instituição pelo site: https://fatecsenaimt.ind.br/

Texto: Julia Oviedo