Senai MT lança Centro de Inteligência Agroindustrial com foco em serviços de tecnologia e formações universitárias
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
Líder nacional na produção agrícola, Mato Grosso se destaca por suas safras de soja, milho e algodão. O estado é responsável por cerca de 30% da produção de grãos do Brasil e responde por 70% de todo o algodão colhido no país. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 233 bilhões, o estado cresce três vezes mais rápido que a média nacional, com o agronegócio representando 38% de sua economia.
Projeções indicam um aumento expressivo na produção agrícola nos próximos dez anos: 52% no algodão, 79% no milho, 46% na soja, 40% no rebanho bovino, 80% na avicultura e 39% na suinocultura. Esse crescimento será impulsionado pela crescente demanda de mercados como China e Índia, onde o aumento populacional eleva a necessidade por alimentos e energia.
O Senai Mato Grosso, por meio do diretor regional Carlos Braguini, lançou o Centro de Inteligência Agroindustrial, uma iniciativa que marca um novo reposicionamento estratégico da instituição. Apresentado durante a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável realizada nos dias 15 e 16 de agosto, o novo posicionamento surge em um momento estratégico em que o estado se prepara para um segundo ciclo de desenvolvimento.
O Centro de Inteligência Agroindustrial unifica as atividades do Instituto Senai de Tecnologia (IST), agora vocacionado para agroindústria, e da Fatec Senai, o centro visa ampliar e diversificar o portfólio de serviços ao setor agroindustrial, um dos mais dinâmicos e importantes da economia mato-grossense.
“Com o novo Centro, o Senai MT busca responder a essas demandas, oferecendo serviços tecnológicos avançados, consultorias especializadas e formações universitárias que capacitem os profissionais para os desafios futuros da agroindústria. A integração das atividades do IST e da Fatec Senai visa criar soluções inovadoras, conectando a teoria acadêmica às necessidades práticas do setor”, aponta Braguini.
O Centro de Inteligência Agroindustrial terá a missão de conectar as necessidades de agroindústrias com uma vasta rede de inteligência, criando um ambiente onde inovação, eficiência e sustentabilidade se encontram.
O novo modelo de atuação em plataforma tem o objetivo de transformar o Centro em principal referência agroindustrial como hub de soluções em tecnologia, inovação e educação.
Serão ofertados serviços como consultoria técnica, desenvolvimento tecnológico e pesquisa, serviços de análises laboratoriais, cursos com nota cinco do MEC, além de conexões nacionais e internacionais com apoio a internacionalização.
“Essa iniciativa reforça o papel do Senai MT como um agente fundamental para o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso, assegurando que o estado continue a liderar a produção agropecuária no Brasil e a se preparar para os desafios globais do futuro”, finaliza Braguini.
Texto: Amanda Simeone