Conexão Indústria aborda saúde mental no trabalho com foco nas novas exigências da NR-01
sexta-feira, 27 de setembro de 2024
A 36ª edição do podcast Conexão Indústria, do Sistema Fiemt, traz a psicóloga do Sesi MT, Patrícia Souto, para um bate-papo sobre a saúde mental do trabalhador e as novas regras da Norma Regulamentadora (NR-1), que elenca os riscos psicossociais entre as prioridades para um ambiente laboral seguro e saudável.
Durante o programa, Patrícia destaca o aumento de casos de burnout e depressão nas empresas, reforçando que o Brasil tem 12% da população sofrendo com transtornos de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um levantamento realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (Smartlab) aponta que, de 2012 a 2022, em Mato Grosso, mais de 81 mil afastamentos por doenças ocupacionais estavam relacionados à saúde mental.
“É importante olhar para o colaborador e entender como ele está na empresa, se ele tem todas as condições necessárias para executar suas funções, condições relacionadas à estrutura física e psicológicas. Afinal, ele passa a maior parte do tempo trabalhando. São 8h na empresa e, se somarmos ao tempo de trânsito, ultrapassamos essas 8h. Então, é preciso garantir que esse ambiente seja adequado, que a carga seja bem distribuída e que ele seja acolhido”, diz Patrícia.
No podcast, a psicóloga detalha ainda como a NR-1 impacta diretamente as indústrias, que precisam garantir um espaço seguro para que os colaboradores executem suas funções sem riscos à saúde física e mental. O episódio também traz exemplos práticos de ações que podem ser implementadas pelas empresas para melhorar a saúde mental dos colaboradores, como o programa Promoção, Monitoramento e Valorização da Vida (Promovi), do Sesi MT, uma iniciativa que incentiva a prática de atividades físicas e alimentação saudável.
O Conexão Indústria está disponível nas principais plataformas de streaming e oferece uma visão ampla sobre o universo industrial, com foco em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.
Ouça:
Texto e gravação: Fernanda Nazário