Alunos de Agrocomputação da Fatec realizam visita técnica à Amaggi
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Trinta estudantes e três professores do curso de Agrocomputação da Fatec Senai realizaram uma visita técnica no prédio da Amaggi. Além de mergulharem no mercado do agronegócio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a agricultura digital e como a tecnologia tem sido utilizada para otimizar os processos produtivos no campo, melhorando a eficiência das operações.
Durante a visita, os alunos foram apresentados à história e à memória da Amaggi e da Fundação André e Lucia Maggi (FALM). Em seguida, puderam visitar o prédio da companhia e conhecer um pouco mais sobre a atração e seleção de talentos.
Os estudantes foram convidados por profissionais e gestores que atuam com Agricultura Digital para realizar um desafio sobre tecnologia da telemetria e de como ela poderia ser utilizada juntamente com dados climáticos para otimizar as operações agrícolas.
Neste desafio, os estudantes foram divididos em grupos e propuseram diversas variáveis climáticas, como temperatura, velocidade e direção do vento, umidade do ar que podem ser determinadas através das máquinas durante as operações.
Segundo o professor João Gabriel, os estudantes puderam entender que ter o acompanhamento dessas variáveis são importantes para o sucesso das operações, bem como as aplicações aumentam a eficiência do trabalho no campo, diminuindo custos com insumos e impactando menos o meio ambiente. Ressaltou ainda a importância da visita técnica, pois estimula os alunos a verem seu futuro no mercado de trabalho.
Os estudantes também ficaram satisfeitos com a visita e destacaram a importância de conhecer de perto uma empresa de referência no setor. O aluno Kauan Garcia Almeida, pontuou que aprender a história da empresa e da fundação, assim como a superação para empreender e se tornar a empresa de referência que é hoje, embora possa ser difícil, vale a pena.
Kauan também disse ainda que os profissionais que receberam eles foram muito claros em demonstrar seu conhecimento técnico, suas atividades desenvolvidas e que passou muita confiança sobre a atuação na área de Agrocomputação e boas perspectivas na área em que irá se graduar.
O estudante comentou que eles foram “pegos desprevenidos” com a atividade prática desenvolvida com o grupo de alunos, pois puderam colocar em prática o que estão aprendendo, e visualizar a importância dos conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação de forma aplicada.
Por fim, ele disse que a visita ficará marcada, pois foi uma oportunidade única em poder participar de uma prática vivencial de uma demanda de mercado, além de conhecer mais sobre as atividades da empresa. “Aprendemos muito e esperamos poder aplicar esses conhecimentos em nossa formação acadêmica e profissional”, finalizou Kauan.