Alunos da Fatec Senai têm artigos publicados em revista científica da Seciteci
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Três artigos escritos por alunos da Fatec Senai foram publicados na terceira edição da Revista Educação C&T, uma publicação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), lançada durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Nauam Belo e Izadora Souza, ambos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Lucas Schier, aluno de Defesa Cibernética foram os autores dos artigos da publicação, que reúne estudos e reflexões acerca da Educação aliada à Ciência e Tecnologia.
Lucas Schier escreveu o artigo “Ataques cibernéticos: uma análise do uso do smartphone por alunas do curso de costura ‘Criatividade em Retalhos’ do bairro Vila São João, em Várzea Grande-MT”. Ele contou que o trabalho foi uma experiência enriquecedora, já que ele entregou parte de seu aprendizado na faculdade para a sociedade, mais especificamente no bairro onde cresceu, em Várzea Grande.
“Para mim, a publicação é um reconhecimento importante não só do esforço dedicado, mas também da relevância do estudo. É um tema que dialoga diretamente com a realidade de muitas pessoas, então ver esse conteúdo sendo divulgado em uma revista de tamanha importância é, sem dúvidas, muito gratificante”, disse Lucas.
Além disso, o jovem destacou o encorajamento que a Fatec Senai desperta em seus alunos e agradeceu o empenho de seu orientador, professor Fabiano Pontes, que, segundo ele, deixou o processo mais fácil e fluido.
Já Nauam Belo, foi autor do artigo “Engenharia social na era digital: mitigando riscos para os idosos”. Ele explicou que
o objetivo de seu trabalho – que surgiu como trabalho de conclusão de curso - é apresentar medidas eficazes, a fim de que casos recorrentes de golpes e furtos sejam diminuídos.
“A análise de dados revelou a necessidade de maior atenção aos idosos e assim criar estratégias que promovam momentos de conscientização do acesso à internet e segurança na rede. O resultado deste trabalho apresenta por meio do estudo realizado a melhor interação da população em geral com o mundo digital através das boas práticas na internet.”, explicou Nauam.
Por fim, Izadora Souza foi responsável por escrever o artigo “Desenvolvimento de um protótipo para aplicativo de gerenciamento financeiro pessoal”. Ela conta que ficou surpresa e feliz pela publicação e se sentiu reconhecida. Além disso, disse que seu orientador professor Fabiano e a própria Fatec a incentivaram no processo.
“A Fatec é uma faculdade que realmente nos escuta e incentiva a criar, além de oferecer o apoio necessário para que possamos tirar nossos projetos do papel. A faculdade tem uma cultura de inovação e está sempre nos incentivando a buscar mais, o que me ajudou bastante ao longo do processo”, contou Izadora.
A diretora acadêmica da Fatec Senai, Ana Cristina Caldart, parabenizou os três alunos e destacou o papel dos coordenadores que acompanharam todo o processo, Marcia Scabora e Fabiano Pontes. “Os trabalhos apresentados discutem como a Educação aliada à Ciência e à Tecnologia, impulsiona a inovação e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Parabenizo os três alunos pelos trabalhos publicados”, disse Ana Cristina.
A terceira edição da Revista Educação C&T pode ser acessada na íntegra clicando AQUI.
Texto: Julia Oviedo