Marcada pela inclusão, Fatec Senai realiza maior formatura de sua história

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

.
Daniel Nascimento, formando em Logística

Uma noite de muita emoção que ficará marcada na história da Fatec Senai: a instituição realizou nesta terça-feira (25.02) a maior cerimônia de colação de grau de sua história, reunindo um total de 131 formandos de seis cursos: Agrocomputação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Defesa Cibernética, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos e Logística.

A noite de celebração também foi marcada pela inclusão, com a formatura de sete pessoas com deficiência, que agora saem ainda mais capacitadas para o mercado de trabalho. Dentre elas, estava Daniel Nascimento, que concluiu o curso tecnólogo em Logística.

O jovem foi vítima de uma tentativa de homicídio e acabou perdendo a mobilidade, posteriormente tendo que se locomover com cadeira de rodas. A acessibilidade foi um dos grandes desafios na busca por emprego, que durou longos sete anos.

Foi em 2020, que por meio do Sistema Fiemt, Daniel começou o curso de aprendizagem voltado a pessoas com deficiência e fez disso a motivação que faltava em sua vida. Atualmente, ele é colaborador do Sesi Saúde Cuiabá e emocionou a todos presentes com seu discurso em nome de todas as pessoas com deficiência.

“Como o mundo gira. Gira e muda tudo em nossa vida e eu sou especialista em girar e vocês devem concordar comigo: é só olhar a minha habilidade sobre rodas. Estamos aqui com o sentimento de resgate de autonomia, de ser empoderado com o conhecimento e a realização”, disse Daniel, em trecho do seu discurso.

.
Veronice Neves foi promovida a coordenadora de
produção

Além das pessoas com deficiência, a noite também foi marcada pela felicidade de quem, a partir da formação, conseguiu a tão sonhada promoção no trabalho. Foi o caso da Veronice Neves, que concluiu o curso de Gestão da Produção Industrial.

“Eu era auxiliar de produção e surgiu uma oportunidade de liderar a equipe. Assim, me tornei líder de equipe e agora, com o diploma na mão, sou coordenadora de produção”, comemorou a formanda.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destacou que o Sistema Fiemt trabalha pela indústria, pelo desenvolvimento do setor produtivo, mas, sobretudo, também trabalha pelo desenvolvimento de pessoas. E comemorou a entrega de 131 novos profissionais qualificados ao mercado de trabalho.

“O estado de Mato Grosso que dá exemplo na exportação de commodities, como soja, milho e algodão, hoje também pode dar exemplo no desenvolvimento de pessoas, verdadeiros talentos, que trabalham firmes no dia a dia para um futuro mais próspero de nosso estado”, disse Braguini.

.
Ao todo, 131 estudantes se formaram em seis cursos

Também participaram da cerimônia o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, a gerente Executiva de Educação Profissional e Superior, Jocely Nogueira, o gerente de Educação Profissional e Superior, Marcos Ribeiro, a gerente Corporativa de Pessoas e Cultura da Fiemt, Kelly Viana, a diretora Acadêmica da Fatec Senai, Ana Cristina Caldart, o coordenador Acadêmico da Fatec Senai, José Perecin, a coordenadora de Responsabilidade Social, Denise Molina, além dos coordenadores de cursos da Fatec Senai.

Fatec Rondonópolis

A Fatec Senai de Rondonópolis também realizou no dia 19 de fevereiro uma cerimônia de colação de grau de 33 estudantes dos cursos de Logística e Agrocomputação, também marcada pela emoção, reunindo um total de 170 pessoas na unidade.

Texto e fotos: Julia Oviedo