IST e Fatec Senai recebem visita de delegação do Canadá para oportunidades estratégicas de cooperação educacional

quarta-feira, 19 de março de 2025

s
Na manhã de terça-feira (18.03), Juan conheceu a
estrutura do IST. Foto: divulgação

A qualidade educacional do Instituto Senai de Tecnologia (IST) e da Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec) foi tema de uma visita técnica realizada por Juan Carlos Quintana, gestor de Programas Internacionais da John Abbott College, uma instituição pública de ensino superior localizada na província de Quebec, no Canadá.

Fundada em 1971, a entidade canadense é conhecida por sua excelência acadêmica e parcerias internacionais. Ela é um dos cégeps (Colégio de Ensino Geral e Profissional) que oferecem programas de ensino médio técnico e pré-universitário, integrando o sistema educacional de Quebec.

Na manhã de terça-feira (18.03), Juan conheceu a estrutura do IST e ficou impressionado com as atividades desenvolvidas no local em prol do fortalecimento da agroindústria de Mato Grosso. “Identifiquei certas semelhanças com o que temos nos Centros de Transferência de Tecnologia do Quebec”, comentou.

s
Juan ainda apreciou os trabalhos desenvolvidos pelos
alunos, como um robô que identifica pragas e doenças
nas plantações. Foto: Fernanda Nazário

À tarde, o gestor realizou uma visita técnica minuciosa na Fatec, explorando laboratórios de pesquisa multidisciplinar e de cibersegurança, além das salas de aula dos cursos voltados para automação industrial e agroindústria e a planta da Indústria 4.0. Juan ainda apreciou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, como um robô de limpeza e outro que identifica pragas e doenças nas plantações.

A Fatec foca em preparar, na prática, os alunos para o mercado de trabalho, com aulas laboratoriais no estilo “mão na massa”, realizadas em máquinas simuladoras modernas. Para o gestor, isso é fundamental no ensino, e a John Abbott College é criteriosa nesse quesito, pois prioriza formar profissionais completos, prontos para atuar.

“Vejo uma sinergia e interconectividade que cada aula parece ter com um objetivo final, que é preparar os alunos para o mercado de trabalho. Isso é algo que também fazemos nos CEGEPs em Quebec, pois o objetivo final é preparar os estudantes para enfrentar o que encontrarão no mercado de trabalho, e ter a indústria muito envolvida com nossas instituições de ensino é imprescindível”, pontua.

Alguns professores e coordenadores foram responsáveis por apresentar o método de ensino/pesquisa e a estrutura do IST e da Fatec para Juan. Dentre eles, Márcia Scabora, coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, explicou que o objetivo da instituição é fornecer à indústria soluções que as façam evoluir. “E nossos alunos desenvolvem essas soluções com o apoio dos professores, que estão dedicados a oferecer um ensino de qualidade”, acrescenta.

s
Time da Fatec mostrou estrutura de ensino das instituições
​​​​​​Foto: Fernanda Nazário

A visita é fruto do relacionamento que o Senai está construindo com o escritório do Quebec, em São Paulo, reforçando o compromisso da instituição de ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais dos alunos. “Nosso objetivo é identificar universidades com complementaridade curricular aos cursos da Fatec, permitindo parcerias estratégicas que possam resultar em intercâmbios, projetos conjuntos e novas possibilidades de aprendizado para nossos estudantes e docentes”, explicou Ana Caldart, diretora da Fatec.

Organizada pela coordenação de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a visita oferece a Fatec e IST a oportunidade de estreitar relações com entidades educacionais de referência no exterior, impactando positivamente a aprendizagem dos alunos, que poderão ter cursos internacionais e até intercâmbios registrados em seus currículos, conforme estabelecida a cooperação.

Texto: Fernanda Nazário